Relato do dia em que eu apresentei o workshop de Conteúdo para Mídias no CEEM FGV

21.11.2015 - amo muito tudo isso

Já adianto a vocês que tudo o que lerem neste texto é apenas a tradução de um sentimento que jamais poderá caber em palavras. Nada vai chegar nem perto do que eu senti nesta última semana.

Posso dizer que tudo começou em 2010, quando eu estava em busca de algo novo, que pudesse ser a minha profissão daquele momento em diante. Estava pesquisando há quase um ano, um ramo o qual eu pudesse empreender e que me trouxesse o brilho nos olhos que eu havia perdido desde que saí do último emprego. Até que eu comecei a pesquisar sobre marketing com foco no digital e decidi estudar e abrir minha agência, a Avesso Marketing Digital. Grande parte do sucesso da minha empresa eu dedico para a minha inspiração profissional: Martha Gabriel.

Quando eu conheci o curso dela, que tinha como propósito dar um panorama do marketing e da internet, não pensei duas vezes. Peguei um voo de Caxias do Sul, onde moro, para São Paulo, minha cidade natal. Eis que 5 anos depois eu já estou com a minha empresa fortalecida e decido me dedicar para outro sonho que eu tenho (sim, eu sou de peixes e sou um sonhador por essência): Escrever para um blog que fale sobre o que eu sei fazer.

E com isso, eu tenho a possibilidade de dar um curso no CEEM FGV no mesmo dia em que Martha Gabriel. Desde que aceitei o convite, eu tinha 43 dias para preparar o conteúdo e treinar meu discurso. Não preciso falar que nestes dias eu não dormi direito de nervosismo né.

Quando chegou o dia, estava tudo certo. Fui assistir o curso da Martha, que estava falando sobre estratégia e métricas e no final do dia era minha vez de falar sobre conteúdo para mídias sociais.

Chegando no CEEM FGV, me dirigi à sala do curso e ela já estava lá. Quando me viu, sorriu e disse "Oi Evandro, que ótimo te rever". Neste momento minha pressão baixou ou subiu de uma forma que eu quase não consegui mais andar. Mas fui até ela e nos abraçamos. Como nós nos falamos algumas vezes pelo Twitter, ela já sabe que minha empresa é regida pelo método dela. Então, terminando o abraço, ela me pergunta: "Como vai a empresa?". E por aí conversamos alguns minutos sobre assuntos do gênero. Combinamos de almoçar juntos e depois disso eu voltei para o meu lugar... Maravilhado! Almoçar com ela seria tão especial e me remeteu ao dia 13/09/2013, dia em que eu conheci minha Deusa: B-E-Y-O-N-C-É!

Reservei um espaço privilegiado para almoçarmos no Dakota steakhouse. Chegando ao restaurante conversamos sobre a economia e eu contei para ela sobre o novo posicionamento da minha agência. Ela aprovou a ideia e com isso eu novamente pude perceber que estava no caminho certo. Falamos também sobre o meu workshop de conteúdo para mídias sociais que seria às 19H. Ela me disse para ter calma e que ela estaria torcendo por mim, para que saísse tudo como planejado.

O turno da tarde foi ainda melhor, ela com uma incrível capacidade de passar adiante seu conhecimento, mas eu já comecei a tremer e suar frio de nervosismo. Afinal, às 19H estava chegando.

Finalizando a parte dela, conversamos novamente e fizemos uma foto juntos. Ela me abraçou e me disse no ouvido, palavras de calma e confiança.

Comecei minha apresentação e o suor começou a escorrer pelo meu corpo inteiro, meu coração batia a mil e eu estava com dificuldade de respirar e falar ao mesmo tempo.

Mesmo tentando aparentar um estado de calma, era nítida a mão trêmula que traduzia o meu nervosismo enquanto eu me apresentava. Afinal, quem disse que seria fácil segurar um público logo depois da Martha Gabriel, na instituição de ensino mais qualificada da cidade? Mas em 10 minutos tudo se resolveu e continuei minha apresentação normalmente. Finalizei a apresentação cerca de uma hora depois e pela primeira noite pude dormir tranquilamente em 43 dias.

12271362_893865957356314_1612130988_o

12227004_911864475559995_3552372664273697185_n