O investimento em mídia online cresceu. E daí?

06.01.2016 - Social Media

A internet tem sido um universo incrível, onde marcas dão show de interação com seus seguidores. Há mais de uma década este “novo” recurso tem feito parte do plano de marketing e cada vez mais ele ocupa um nível de importância maior e isso mexe no mercado publicitário diariamente. Redatores para web, designers para web, social media, programadores... eu poderia citar aqui mais de cem profissões que vieram depois que a nossa “segunda casa” começou a evoluir e tomar forma.

Com esta evolução passamos a nos comunicarmos, ler matérias, assistir programas e séries pela internet e as empresas precisam ajustar o investimento em mídia nestes novos canais. O ponto chave é este: quanto investir no on e quanto investir no off (on e off não existem, mas o texto não é sobre isso).

Para escrever este artigo, consultei a tabela de investimentos de revistas impressas e comparei com investimentos em mídia no Facebook/Instagram e blogs. Em alguns casos o CPM do anúncio no impresso ficou na média R$ 7, enquanto em blogs e mídias sociais o mesmo CPM para o mesmo perfil de público ficou em R$ 2,75. Nestes casos evidentemente, não há muita discussão no investimento, pois você possui dois valores muito distintos para atingir o mesmo público. A opção certamente vai para a mais em conta. E você ainda tem a vantagem, além de ser mais barato, receber um relatório com o resultado do investimento. Devemos levar em consideração a autonomia que a internet e a mídia online trouxeram para as empresas, principalmente as menores. Até pouco tempo atrás, para anunciar você precisava de um anúncio lindão e pagava por ele quase o mesmo que para o anúncio. Agora apenas com o valor da criação da arte (e até menos), você cria seu anúncio em mídias como Facebook/Instagram/Twitter/Google Adwords e voilá! As marca está online.

#vivaaindepencia

Isto mostra de forma sucinta o motivo de a mídia online ganhar força não só em 2016, mas a cada ano. O que não significa que a mídia tradicional morrerá, mas ela está perdendo sua força e precisa se reinventar (o que já está acontecendo. Beijo Multishow).