Marketing digital: Quais são as áreas de atuação?

12.10.2017 -

Quais são as áreas de atuação de um profissional de marketing digital?

Esta é uma questão ampla, pois cada área pode ser dividida em departamentos. Mas as principais categorias, na minha opinião, são:

Planejamento

Esta é a área em que o profissional desenvolve o plano de trabalho para uma marca. Geralmente o planejamento é a primeira pessoa a entender o cliente de forma macro, quais os desafios, os objetivos da marca, quais são os pontos fortes e fracos, entender o mercado, segmento, concorrentes... enfim, é um plano de marketing com a aplicação no ambiente digital. O profissional de planejamento em marketing digital é o guardião da marca. É quem precisa saber tudo o que acontece com o segmento, quais são os riscos e pontos a melhorar. No dia a dia, ele geralmente trabalha com o gestor da marca dentro da agência (o community manager), ou em agências menores, o planejamento acaba fazendo a mesma função. A área de planejamento ainda é responsável por desenvolver o plano de ações anual da marca, no que diz respeito a áreas estratégicas (como lançamentos, relacionamento com influenciadores e datas comemorativas importantes...) bem como o planejamento tático (que tem o foco em processos e metas).


Criação

A criação é aonde as coisas tomam forma! É aqui que os conteúdos nascem e transformam naquelas coisas lindas que todo mundo compartilha muitas vezes ;) . Eu costumo separar a área da criação em departamentos, pois assim tudo fica mais claro. Estes departamentos são:

Community manager

é o profissional que gerencia, planeja, acompanha a execução e os resultados do trabalho e também executa boa parte das tarefas, como analisar e editar redes sociais. Ele pode, juntamente com a área de planejamento, montar o plano de trabalho mensal ou quinzenal e supervisionar a execução dos conteúdos e ações. É o community manager que revisa e aprova os conteúdos que serão publicados ou enviados ao cliente para aprovação.

 

Social Media

Esta é uma função muito ampla e permite ao profissional ter um grande conhecimento e desenvolver muitos projetos bacanas em diferentes plataformas digitais. Todo o trabalho do social media é pautado pelo planejamento, entregue pela área responsável. Este é o profissional que mais desempenha funções dentro da agência. Algumas delas são:

  • Criar textos, fotos, vídeos e diversos formatos ;
  • Atualiza e confere as mídias sociais, alimentando-as com o conteúdo desenvolvido;
  • Responde mensagens, comentários e realiza as interações necessárias entre as marcas e seus consumidores;
  • Gerencia as crises e problemas que acontecem no dia a dia em cada marca atendida (a nível de mídias sociais);
  • Faz testes de conteúdo (teste A/B) para descobrir o que mais interessa para o público;
  • Desenvolve as campanhas patrocinadas e orgânicas em mídias sociais.

Para realizar estas funções, esse profissional precisa ser antenado e entender muito de cada rede social. E para isso é preciso estudar muito. Independente de este estudo vir de formação tradicional (especialização) ou de cursos livres e aprendizado de internet (que na minha opinião, valem muito mais a pena, pois são dinâmicos, rápidos e assertivos. Imagina você levar 2 anos em um curo que ensina como criar uma página do Facebook? Mas nestas opções, cuidado com as fontes. #dica).
Sempre que questionado sobre "como ser um social media perfeito", eu recomendo alguns conhecimentos que julgo importantes. Ser "perfeito" é quase impossível devido às constantes atualizações e mudanças das mídias sociais. Mas para não ser um profissional defasado, eu sempre sugiro:


  • Estude sobre influenciadores e assessoria de imprensa/assessoria de imprensa digital: Eles podem ser uma grande fonte de conteúdo e um poderoso megafone, caso você decida que eles podem ser úteis na disseminação de conteúdo;

  • Estude sobre o comportamento humano: pessoas têm interesses em comum. Se você entender o que as estimula no ambiente real e transportar isso para o digital, certamente conseguirá grandes resultados; 

  • Aprenda a analisar os números do desempenho do seu trabalho. Eles são a prova de que você está no caminho certo e que seu trabalho atinge os objetivos traçados pelo planejamento;

  • Estude e aprenda as regras de escrita e interpretação. Afinal, você precisará ter muito domínio da língua portuguesa para executar um bom trabalho.


Percebe como é uma profissão ampla? E é isso que faz cada profissional ser único. Pois é a soma de diversos conhecimentos complementares que resulta em um "social media perfeito".

Redação

É ele que escreve para a internet, seja para blogs/portais ou mídias sociais. A função pode mudar de nome em algumas empresas. Pode ser: webwriter ou redator online, por exemplo. Sua preocupação é atender a demanda da pauta, conversando com a persona, o tema a ser abordado, estudando como colocar palavras-chave de forma natural, adaptando a linguagem e mesclando com as referências solicitadas pelo social media/community manager/Planejamento. Esta é a pessoa responsável por alimentar mídias sociais, blogs que tem sempre um post na primeira página do Google... Este é um trabalho complexo. Pois garantir a qualidade em cada texto, mantendo ele com bom ranqueamento não é uma tarefa fácil.

Design

O designer gráfico é muito mais do o profissional que monta o post. Ele é responsável por cuidar da parte estética e visual de cada projeto, peças e animações (em alguns casos), sabendo trabalhar com a imagem + texto de forma excelente.

Métricas

É o profissional que analisa em números, o resultado do trabalho. É o trabalho dele, que aliado ao departamento de planejamento, conduz uma estratégia em marketing digital de sucesso. Analisar percentuais, interações e melhores conteúdos/formatos é o dia a dia desse profissional, que geralmente precisa de silêncio e um ambiente calmo para executar esta tarefa. Parece simples, mas não é.

Mídia

O trabalho do mídia é prever a utilização das estratégias traçadas no planejamento de forma a atingir os objetivos da marca. É o mídia que seleciona e define possíveis investimentos, formatos e periodicidade das inserções em cada plataforma. Se o segredo do sucesso das marcas no ambiente digital está atrelado a investimento, o mídia é o portal para este sucesso.

Estes são alguns dos departamentos essenciais para uma empresa que trabalha com marketing digital. Estas funções podem ser muito diferentes em cada empresa, com nomes e atribuições muito particulares em cada realidade. Por isso e fundamental que você estude muito e invista no seu conhecimento. Pois é ele que fará você ser um “social media perfeito”. 

[OFF] para um profissional se denominar um profissional de marketing digital, antes de mais nada ele deve ser um profissional de marketing. Pois a esfera digital é apenas uma das opções de ativação dentro do marketing.