Guia para aumentar as vendas online e offline

27.08.2017 -

Sempre me questionam sobre como obter grandes resultados com o marketing digital. Minha resposta é sempre a mesma: “entenda o que estimula a venda dos seus consumidores e aposte nisso”. Mas percebo que muitas vezes os questionadores não ligam para isso e continuam fazendo a mesma coisa de sempre culpando as mídias (ou a agência/consultor) pelo fracasso.


Pensando nisto escrevo hoje sobre a pesquisa da PWC, que entrevistou 23 mil pessoas online (mil brasileiros) para entender um pouco mais do seu comportamento online. O resultado trouxe à tona questões que eu já via em outras pesquisas e comprovam que para obter resultados (em venda, reputação ou engajamento) é simples. Basta entender como aplicar cada insight no seu cotidiano.
Abaixo selecionei alguns tópicos da pesquisa, que mostram de forma clara como utilizar o marketing e as mídias sociais a favor da sua empresa:
Percepções sobre decisão de compra:


1 – Os valores da marca são muito importantes, mas o preço é quem decide se o consumidor compra ou não. Então mantenha sua atenção em criar ofertas atraentes. Os consumidores garantem que isto é o fator mais importante no momento da compra.

2 – Talento no varejo continua sendo essencial. Consumidores querem ser atendidos por profissionais. Então se você não tem uma equipe de atendimento ou frente de vendas capacitada, revise toda sua estratégia. Pouco (ou nada) adianta você montar uma campanha de vendas se quando o prospect chegar na sua empresa, os atendentes não estarem preparados para cativar e transformá-lo em venda.


3 – Redes sociais são grandes influenciadoras. Consumidores confiam cada vez mais em avaliações de produtos, serviços ou estabelecimentos, além de levar muito em conta o que familiares e amigos têm a dizer sobre sua empresa. A pesquisa também aponta que eles preferem interagir com a marca através das mídias sociais e que isto aumenta o respeito que possuem pela empresa e inevitavelmente, preferem comprar da sua marca (mas não esqueça o item número 1).


4 – Dispositivos móveis são ótimas ferramentas de compra. O m-commerce está avançando rapidamente e tem se tornado uma poderosa ferramenta de venda, principalmente entre os millenials. Então repense sua estratégia e garanta a atenção do seu público neste quesito.


5 – Consumidores querem fazer parte de uma comunidade. Ao fazer parte de uma comunidade (sim, seus clientes possuem muitos interesse em comum e explorá-los pode ser a chave para o sucesso da sua empresa em vendas, reputação ou engajamento), os consumidores criam conexões mais profundas com marcas. E estas conexões geram, inevitavelmente, mais vendas e aumento de reputação.


Os consumidores compram online pelo seguintes motivos:

  Principais motivos para comprar online: 

1

 

O que faz você escolher onde comprar online?2

Como os consumidores decidem a compra em cada segmento: 

3

 

Quanto menor a faixa etária, mais os consumidores visitam a loja física:

4

O que os consumidores fazem em seus celulares enquanto estão dentro da loja física: 

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O que estimula a venda na loja física: 6

Quais os fatores da rede social influenciam sua compra online?

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Estes são alguns dados da pesquisa, que você pode ler na íntegra, neste link.