Como reconhecer um influenciador?

27.08.2017 - Social Media

Você certamente veio ler este texto para esclarecer a famosa dúvida:como saber quando aquela pessoa "famosinha" é um influenciador?Montei uma lista com itens para você avaliar e saber se aquela pessoa que você segue é um Influenciador digital real ou... deixa pra lá. Leve esta lista na bolsa, Ipad, carteira, e sempre que ficar em dúvida, leia!Eu sempre gosto de falar sobre o que é, realmente, um influenciador: é uma pessoa que exerce uma influência cultural, intelectual ou emocional sobre você. Essa pode não influenciar seus amigos, família ou seu chefe, mas ela exerce uma persuasão sobre você. Caso queira saber a diferença entre influenciador, celebridade e famosos, veja meu hangout aqui.

 

Hora da verdade:

 

  1. Um influenciador PRE-CI-SA exercer influência.

  2. Um influenciador faz alguém mudar de opinião, adquirir um produto específico ou mudar a percepção sobre algo/assunto.

  3. Não existe mais um influenciador apenas digital. Os influenciadores exercem seu poder a todo tempo. Dentro e fora da internet.

  4. Influenciador produz conteúdo constantemente. E isso geralmente é movido pela paixão por aquilo que a pessoa se propõe a fazer.

  5. Se o influenciador não é apaixonado pelo que faz, então ele é um oportunista.

  6. A coisa que o influenciador mais ama na vida é a sua comunidade de fãs.

  7. Influenciador é uma pessoa de verdade. Não pode ser tudo perfeito o tempo todo.

  8. Influenciador não é, necessariamente, uma celebridade. Veja a diferença aqui

  9. Influência e números (de seguidores, likes...) não estão necessariamente ligados.

  10. Influencia tem ligação com o reconhecimento daquela pessoa no segmento que atua, não na sociedade como um todo.

  11. Influenciadores não exercem poder na cultura de massa.

  12. Influenciadores são para nichos e não para massa.

  13. Os números não são tudo. Mas a comunidade atingida por este influenciador é.

  14. Influência é representatividade em um segmento de mercado.

  15. Se você não se identifica com aquele influenciador, ele não influencia você.

  16. Influência tem uma ligação direta com credibilidade. Não minta para a sua comunidade, NUNCA!

  17. Se a autenticidade da pessoa é questionável, a influência dela também é.

  18. Cuidado! Influenciadores podem ter comprado seguidores. Por isso, não seja guiado por um número expressivo de pessoas seguindo alguém.

  19. Não se baseie pelo número de acessos ao blog de um influenciador. Isto pode ser mentira!

  20. Influenciador não precisa falsificar números e relatórios.

  21. Um real influenciador tem muito engajamento.

  22. Influenciadores são preocupados com a sua comunidade

  23. Influenciadores são pessoas reais, não personagens montados por assessorias e agências de marketing.

 

Estas são apenas algumas formas de identificar influenciadores na hora de montar sua estratégia. Influenciadores não são apenas blogueiros, Instagrammers, Snapchaters...

Perceba a complexidade em mapear quem são os influenciadores para a ação que você deseja. Existem ferramentas que já mensuram isto para você.

 

Espero que tenham gostado da seleção!