5 dicas de estratégia para mídias sociais (SMO)

28.01.2019 - Social Media

As recentes alterações no feed de notícias do Facebook colocaram os profissionais de marketing em uma posição em que o Social Media Optimization (SMO) se tornou uma prioridade máxima para as empresas. Com o alcance orgânico diminuindo rapidamente, o pago está aumentando em importância, e agora estamos vendo a tendência do Social Media Optimization (SMO) crescer muito como o Search Engine Optimization (SEO) feito há alguns anos. Hoje, a otimização de mídia social ocupou o centro do palco nos departamentos de marketing.


A AdWeek informou que 61% das pessoas deixarão de seguir as marcas porque seu conteúdo não é mais relevante, 45% das pessoas tendem a deixar de seguir marcas que se auto-promovem com muita frequência e 20% deixarão de seguir se a marca estiver compartilhando conteúdo chato ou repetitivo. Portanto, é essencial que os profissionais de marketing de mídia social acompanhem as métricas de engajamento da marca para determinar a eficácia e entender como o conteúdo que compartilham está repercutindo em seus públicos-alvo.
Frequentemente converso com profissionais de marketing e descubro que, apesar dos orçamentos maiores serem dedicados às mídias sociais, muitos ainda não sabem usar seus recursos de forma eficaz e avaliar os resultados de seus investimentos.


Para aumentar o o volume do alarme, o Facebook anunciou um aumento de 43% nos custos com anúncios, o que significa que agora - mais do que nunca - será crucial entender quais canais e atividades de mídia social estão gerando mais receita para a empresa - e por quê. A única maneira de efetivamente manter baixos os custos de anúncios é com o SMO. Também recomendo que você identifique as áreas em que você poderia melhorar. Monitorar e analisar os pontos fracos de sua estratégia de mídia social permitirá que você faça alterações para melhor.


Com as tendências recentes em torno de plataformas sociais priorizando as conversas de consumidor para consumidor e os usuários gastando menos tempo em plataformas públicas de mídia social em favor de aplicativos instantâneos de mensagens instantâneas, é de suma importância deixar de desperdiçar orçamentos e informar sua estratégia paga por meio de recomendações práticas, aprendizado de máquina e automação. Isso garantirá que você está colocando seu dinheiro nos lugares certos, no momento certo, para melhorar consistentemente seu desempenho. Trabalhe com mais eficiência com a otimização de mídia social. Aqui estão cinco etapas principais para otimizar seu marketing de mídia social:

 

1. Definir KPI’s relevantes

Como você define sucesso? Normalmente, as marcas usam seu desempenho histórico para medir o sucesso de suas atividades de mídia social. No entanto, essa pode não ser a melhor abordagem, já que os concorrentes podem estar superando você e conquistando uma parcela maior de engajamento entre seus consumidores-alvo.
Você sabe se está otimizando seu ROI para cada real gasto? Você precisa medir seu ROI de mídia social em um contexto competitivo. Os crescentes custos de publicidade estão acontecendo em seu setor ou afetam apenas seus negócios? Entender esses tipos de variáveis ajudará você a determinar seus custos de publicidade no Facebook e alocar seu orçamento de maneira inteligente. Aproveitando o benchmarking competitivo A análise fornecerá uma dimensão crucial à sua tomada de decisão e, por fim, ajudará você a definir KPIs realistas, porém competitivos.

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2. Conheça o seu público

Eu já não sei mais como explicar e embasar essa questão. Você precisa conhecer o seu público. Segmentar seu público por seus interesses e comportamentos. Isso ajudará você a ajustar sua segmentação por público no Facebook.
Obter insights sobre o público-alvo também ajudará você a criar conteúdo mais relevante e personalizado para seu público-alvo, definir suas personas de comprador e garantir que ele se envolva com sua marca, ajudando você a melhorar seu ROI de mídia social.

 

3. Saiba o que e quando postar

Você sabe qual conteúdo ressoa com seu público? Mais comum do que se imagina, profissionais de marketing se juntam em uma sala de reunião para debater ideias para a próxima grande campanha. Mesmo que seja ótimo para toda a equipe se unir, pode não ser a maneira mais eficaz ou eficiente de gerar ideias. Aproveitando o aprendizado de máquina para descobrir primeiro as postagens de marca de melhor desempenho entre os temas específicos; (sazonal, produto, hashtag), pode ajudar você a estimular uma discussão mais aprofundada sobre as características do post, como copy (redação) , call to action (s), tipo de mídia e tamanho da mídia.
Você sabe quando é a melhor hora para postar nas redes sociais? Você pode ter o melhor conteúdo do mundo, mas não faz sentido se ninguém o vê. Com os consumidores gastando menos tempo navegando em plataformas de mídia social, é importante maximizar possíveis impressões e engajamento postando no momento mais adequado com base no desempenho de sua página histórica.

 

4. Use AI (Inteligência Artificial) para aumentar os posts

Depois de ter postado seu conteúdo, você já imaginou quando e com quanto orçamento você deve aumentar suas postagens? Já conheci alguns profissionais de marketing que optam por aumentar cada postagem, outros são mais seletivos, mas no final, não deve ser um jogo de adivinhação - cada real conta.
As plataformas de mídia social precisam evoluir e são implacáveis com algoritmos de ajustes para favorecer postagens pagas que sejam relevantes para os usuários. Portanto, mesmo que você queira impulsionar cada postagem, essa pode não ser a estratégia de investimento mais eficaz. Se suas postagens receberem um número maior de comentários negativos, aumentar essas postagens não só será mais caro, como também será exibido para menos pessoas e terá um impacto negativo na marca.

Além disso, algumas postagens podem ter um maior "potencial de engajamento", enquanto você pode ter um orçamento limitado. Dividir o orçamento igualmente resultará na perda do número ideal de impressões e engajamento para o melhor conteúdo. 44% do conteúdo promovido pelas empresas também são seus posts de pior desempenho. Isso significa que os profissionais de marketing estão desperdiçando orçamentos em conteúdo ineficaz e gerando feedback negativo que, por sua vez, diminui seu Índice de relevância, aumenta os custos com anúncios e prejudica a imagem da sua marca. Com o aprendizado de AI agora capaz de prever o desempenho dos posts, essas consequências negativas podem ser facilmente evitadas.

 

5. Avalie suas campanhas de mídia social

A mídia social é contínua e está sempre mudando, e é por isso que você precisa avaliar consistentemente seu desempenho. Pare de perder tempo com a análise manual e faça o download de despejos de dados nos seus canais. Quanto mais processos você automatizar, mais fácil será focar no que realmente importa - e isso está trazendo valor para o seu público.
O digital acontece em todos os canais, das mídias sociais ao seu website, você precisa ver uma imagem de atribuição completa de suas atividades. Você pode fazer isso usando painéis consolidados. Isso não apenas economiza muito tempo para você e/ou sua equipe, mas também permite que você se concentre em otimizar o futuro conteúdo de mídia social.