10 verdades sobre a internet para marcas!

27.08.2017 -

Como esta é uma pergunta que seguido me fazem, resolvi escrever sobre este assunto. E a frase a seguir é fielmente a reprodução do que eu falei para um amigo dia desses quando eu fui facilitador em um workshop sobre marcas na internet, quando ele me perguntou: “Minha marca é muito moderna, mas eu não consigo fazer com que as pessoas interajam com ela na internet. Será que minha marca não deve estar nas mídias?”

“A internet veio para jogar aquele seu planejamento anual monótono no lixo, este aí bem do lado da sua mesa organizada, com aquele calendário da FGV no canto esquerdo. Enquanto você quiser que o mundo goste deste texto que você escreveu aí na sua cadeira importada, levando em conta seu argumento de venda, nada vai acontecer. Internet é vida, zueira e storytelling. “

A lista abaixo foi feita com base na minha percepção no mercado digital e levando em conta as marcas de sucesso nesse mundinho do www. Bom, vamos ao que interessa!

A internet é para todas as marcas, sim!
A internet é um meio muito amplo para as marcas aumentarem sua base de consumidores e fãs. O que eu mais amo na internet é que ali vence a melhor história e o que as pessoas querem ver é criatividade, zueira e se sentirem valorizadas. Então se você vai montar aquele postzinho sem graça com uma super promoção de 5% de desconto para quem der um print (copiando o BK), miga nem perca tempo. Desliga o seu notebook e vai dormir. Sério! Pois isso não funciona.

Internet não é só para vender
Estar em uma mídia social e só pensar em vender não funciona! As pessoas não estão nas mídias sociais para comprar. E o seu post comercial ficará disputando atenção no feed com o nascimento do filho de um amigo, com a selfie da turma. Quem você acha que vai vencer? Aposte em conteúdos que engajem seus leitores. Caso contrário seus conteúdos ficarão tão irrelevantes que acabarão sumindo no feed dos seus seguidores.

Conteúdo diversificado é rei!
Saiu uma rede social nova, você foi lá correndo criar o seu perfil. Aí você pega os posts do Facebook e PAH! Começa a publicar o mesmo conteúdo em todas as mídias. Isso não funciona. O que dá certo no Facebook, acredite em mim, não dá certo no Instagram. Crie um conteúdo específico para cada mídia e mantenha a atenção do seu público sempre em alta. Você certamente será destaque se seguir esta dica.

Exclusividade!
Se tem uma coisa que eu percebo que as marcas mais antenadas vêm fazendo e que traz muitos resultados positivos, é a exclusividade para seus consumidores. Seja em formato de lista, dicas, vídeos, tutoriais... Conteúdos exclusivos, que façam o seu cliente se sentir exclusivos são sempre os mais assertivos. Aposte nessa ideia. Você não se arrependerá!

 Influenciadores
Uma coisa que não falha na internet é colocar um influenciador para falar da sua marca. Eu sei que você certamente tem resistência a isto. Mas acredite em mim, um influenciador tem o poder de fazer pela sua marca o que 30 posts seus, falando de você mesmo não iria fazer. Acerte na sua escolha e deixe o influenciador livre.

Resolver problemas
Sim, você leu certo. Você, marca, precisa resolver o problema do seu consumidor. Imagine como o seu produto ou serviço pode ser útil no dia a dia das pessoas. Seja criativo, faça vídeos, tutoriais, listas... enfim, aposte nesta tendência e faça a sua marca se destacar.

Divertir
Faça o seu conteúdo ser leve e divertido. Pense que quando o seu consumidor estiver no intervalo do trabalho ou indo para casa, ele quer se divertir. Então crie histórias que quebrem este tédio de forma rápida e clara. Certamente você se tornará mais relevante para este consumidor e aí sim, ele lembrará do seu produto quando precisar comprar algo que você tenha para vender.

Seja verdadeiro!
Faça com que seu consumidor sinta que está fazendo parte da fabricação do produto ou do desenvolvimento do serviço. Transmissões via Periscope ou cobertura no Snapchat são ótimas para isto. Invista nesta ideia.

Engaje-se
Sua marca pode utilizar causas e acontecimentos a favor dela sim! Apoie (verdadeiramente) estes movimentos que são tão fortes na internet. Mas seja verdadeiro! Se sua marca foi a favor da marcha pela libertação dos pinguins verdes, você não pode participar do protesto contra esta mesma libertação. #SejaConsciente.

A dica mais importante
Para encerrar, gostaria de deixar esta dica simples, que pode ser o segredo do sucesso para a sua marca: lembre-se, a internet é onde vence a marca mais criativa. E criatividade não tem nada a ver com dinheiro.