Marketing pessoal em 11 dicas

30.05.2016 - Matérias

Ser um profissional reconhecido no mercado tem sido a meta de muitas pessoas. Seguidamente, amigos e conhecidos me pedem dicas de como melhorar o marketing pessoal, por isso, fiz uma lista com 11 itens em que realmente acredito:

1 – Esteja sempre disposto a conversar e conhecer pessoas/vivenciar experiências. Tudo pode ser muito enriquecedor quando você deseja ampliar sua rede de contatos. Você pode conhecer alguém muito importante, ou então, adquirir conhecimento para aplicar em outros momentos da sua vida.

2 - Seja natural e espontâneo. As pessoas gostam de saber que você é verdadeiro. Então crie o seu personagem, mas não faça com que ele seja um robô. Interaja com as pessoas e seja verdadeiro. Todos gostarão de você.

3 - Ajude as pessoas a solucionar problemas. Seja sempre a pessoa que todos ligam para ajudar naquele problema que aparentemente não tem solução. Vou dar um exemplo pessoal: como todos sabem, trabalho com marketing voltado para internet. Todos os meus amigos, ex colegas e até ex chefes me ligam para ajudar a resolver algum problema com a sua marca ou com clientes. Sempre que possível eu auxilio, dou dicas, marco uma conversa com eles e ajudo o máximo que posso. Gosto muito de ajudar e sei que isto sempre soma pontos a meu favor.

4 - Construa redes de relacionamento de diferentes círculos culturais e econômicos. Estas conexões são de extrema importância para você ser lembrado e indicado por outras pessoas. Pessoas com pensamentos complementares ao seu, são extremamente enriquecedoras e lhe farão ver as coisas de outra forma.

5 - Descubra os pontos fortes da sua personalidade e aposte neles. Em breve, eles serão para você o que uma marca é para uma empresa. As pessoas a sua volta lembrarão sempre de você por estes pontos.

6 -Seja otimista e bem humorado! Ninguém gosta de estar na companhia de pessoas que são a personificação da “torta de climão”. Mas não seja um otimista burro, tenha os olhos no seu foco e faça o possível para atingir este objetivo. Acreditar que tudo dará certo sempre, não é otimismo, é burrice. E sempre concordar com tudo, para ser agradável não é algo legal, é dissimulação.

7 - Vista-se de acordo com a imagem que deseja passar ao seu círculo social/profissional. Encontre um estilo que lhe agrade e traduza a mensagem que você deseja passar para as pessoas aos seu redor. Uma tarde entre lojas de grife e fast fashion podem compor uma versão muito interessante de você.

8 - Seja ativo nas redes sociais. A internet é a grande porta de relacionamento entre você e as pessoas. Escreva sobre o que você pensa e coloque seu ponto de vista sobre os assuntos. Isso construirá uma imagem altamente relevante da sua pessoa.

9 - Seja coerente. Você tem sua opinião sobre as coisas, mantém um discurso muito produtivo e auxilia a todos. Então cuide do que você faz e fala, você não pode simplesmente falar ao contrário do que disse no dia anterior.

10 - Especialize-se: tenha bagagem cultural e intelectual para conseguir conversar e ajudar a todos. Faça cursos de diferentes segmentos, eles farão sua mente expandir e você verá as coisas de outra forma. Por exemplo: um curso de mídias sociais pode ser combinado com gerenciamento de tempo e projetos + um curso de redação online + o curso que o museu de arte moderna que Nova York está oferecendo gratuitamente + o curso de técnicas de venda, podem abrir espaços para você falar com quase todas as pessoas que conhecer.

11 - Não minta: Seja sincero e não conte vantagens com coisas e situações que não são reais. Lembre-se de que você leva muitos anos para construir uma reputação e apenas 5 segundos para destruí-la.

Bom, as dicas que eu acredito serem essenciais para um excelente marketing pessoal são essas, mas lá no meu snapchat diariamente eu dou uma dica de marketing pessoal. Me segue? eu_marketismo. Nos vemos lá!

13321215_1002345043175071_57406744_o