Facebook traz novidades em abril

28.04.2016 - Matérias

O Facebook móvel agora recebeu bots, Facebook Login e Social Plugins. Oferecendo um login mais rápido e compartilhamentos mais específicos.
Todas estas mudanças devem melhorar a plataforma e quem ganha com isto são as marcas, que poderão ter maior controle e uma interação ainda melhor com seus clientes no Facebook.

Selecionei seis das novidades anunciadas por Mark e seus executivos de produto. Dentre elas estão as que eu mais acredito que farão sucesso e serão de grande utilidade pelas empresas e usuários. Vale lembrar que algumas já estão disponíveis no site para uso dos desenvolvedores presentes ou não do evento (developers.facebook.com) e as outras iniciam testes com betas fechados para parceiros. Donos de sites, blogs, aplicativos e lojas virtuais podem experimentar as mudanças.

- Facebook Account Kit
O pacote é um kit de APIs que permite aos usuários Logins mais rápidos. Veja como funcionará:
Apps como o iFood (em estágio beta para teste) já permitiam que o login fosse feito com base no número de telefone, onde o usuário recebe um SMS com o token de acesso. A inovação fica por conta de o Facebook enviar uma notificação ao perfil do usuário e para acessar a área restrita do aplicativo, o basta confirmar no Facebook que você está acessando o app do Ifood ou outro com a mesma funcionalidade. Isso acaba dispensando os passos de usuário e senha.

f81

 

- Social Plugin

O compartilhamento já está ficando no passado! O Facebook propõe o uso do "Salvar Links" para guardar páginas de produtos de lojas de e-commerce que já estejam presentes na rede social. Mark explicou que o foco é manter o usuário conectado ao objeto de interesse até o momento da compra. O recurso “salvar este link” passa a ganhar uma aba especial dentro do Facebook, formando uma espécie de vitrine virtual para cada indivíduo.

f82

 

- Profile Expression Kit

A aposta do Facebook neste item fica na customização de imagem do perfil com fotos e vídeos temporários ou definitivos. Há a possibilidade de GIFS serem aceitos nesta nova atualização, mas ainda não é certo. Isso mostra que Mark anda preocupado com o Snapchat...

f83

 

- Analytics for Apps
Atualmente o Facebook já oferece uma ferramenta de Analytics que consegue  monitorar atividades do usuário da aplicação, sem custo para os desenvolvedores. Para Android e IOS, a rede social oferecerá o recurso de “push notifications”. Ou seja, os desenvolvedores que tenham um app sem a feature podem gerar notificações para a sua base, seguindo a política de privacidade e usando a plataforma do aplicativo móvel do próprio Facebook. 

f84

- Sharing Quote
A novidade é que agora, além de você poder compartilhar todo o texto, o Facebook está disponibilizando a possibilidade compartilhar apenas um trecho, parágrafo do post, livro ou documento. Basta marcar e definir a parte que você deseja.

f85

- BETA! Plataforma Messenger

Os Messenger bots, super esperados, também estão chegando. Os bots, robôs para o Facebook Messenger, criam uma nova maneira para que donos de negócios e lojas possam se comunicar. Será possível personalizar conversas por meio das ferramentas de inteligência artificial da Wit.ai, usando assistentes virtuais. A ferramenta também suporta imagens e conteúdos interativos. Sendo assim, você pode perguntar e o bot responder questões como previsão do tempo, compras ou pedido de resumo de notícias, por exemplo, como foi mostrado durante a F8.

fb6