E-mail marketing: Descubra como ter sucesso com esta ferramenta de vendas

23.07.2016 - Matérias

Campanhas de e-mail marketing são, em sua maioria, o grande maioria, o calcanhar de Aquiles das estratégias de marketing. Empresas de todos os portes, com os mais variados tipos de produtos e serviço utilizam ferramentas e formatos para se comunicar com seus clientes.

Muitos amigos e clientes sempre me questionam sobre as melhores práticas para obter grandes resultados para suas campanhas de e-mail marketing e por isso eu resolvi escrever este texto, reunindo o meu conhecimento no assunto.

 

Formatos de e-mail marketing:

 Há dois formatos que utilizo para as campanhas que eu crio: texto e HTML.

Os e-mails feitos em texto são mais intimistas e passam a impressão de que foi escrito do representante da empresa para o destinatário.

Problema deste formato: pode parecer um pouco simples e os links podem ficar esteticamente feios em meio ao texto. Há também, uma probabilidade maior de o e-mail ficar no spam do seu cliente. *

Os e-mails em HTML são feitos em código de programação e permitem possibilidades muito maiores em acabamentos visuais e recursos para fazer o seu cliente se convencer por fazer o que a sua mensagem se propõe.

Problema deste formato: o HTML permite muito mais recursos visuais, o que faz com que a sua criatividade e da sua equipe possam ir além. Mas um problema pode ser a falta de intimidade entre a empresa e o destinatário. Já o ponto positivo neste caso é que a probabilidade de o seu e-mail cair no spam, diminui muito.*

 

Como fazer um e-mail marketing atraente?

 Pense no propósito da sua campanha.

Se você está planejando um e-mail marketing ou uma campanha, você tem um propósito. Seja vender, informar, tornar pública uma notícia... então faça o seu check List. Veja quais são as imagens, textos publicitários, chamadas e links que vai precisar. Depois ficará tudo mais fácil.

 Crie títulos curtos

Pense em palavras que despertem a curiosidade do seu cliente.

Veja o exemplo:

"Conheça os lançamentos da coleção de Outono Inverno 2026 da marca Pastelitto"

Poderia ser substituído por:

"Coleção 2016 da Pastelitto. Você precisa conhecer"

Utilize imagens reais do seu produto ou serviço.

Crie uma relação de proximidade com seus leitores através de imagens reais. Evite imagens de internet. Talvez seja mais trabalhoso inicialmente mas o resultado acaba sendo recompensador ao longo do tempo.

nao minta

Ferramentas de envio

Pouco adianta todas as preocupações de você não utilizar uma boa ferramenta de disparo para enviar suas campanhas. Listo abaixo as que eu mais utilizo:

 Mailchimp

Cipmailing

Locaweb

 Icontact

 Recomendo todas! E creio que vocês testem todas e vejam quais são as que vocês mais se identificaram.

 Depois disto, espero que vocês tenham muito sucesso com as suas campanhas de e-mail marketing. E caso tenham dúvidas, basta entrarem em contato comigo!

 *uma ferramenta de disparo de e-mail marketing pode auxiliar para a sua mensagem não cair na caixa de spam dos seus clientes.

E se você deseja ver alguns modelos de e-mail marketing, siga este painel do meu perfil no Pinterest, clicando aqui.